O ceratocone é uma doença progressiva que ocorre na córnea (camada mais superficial dos olhos). Ela ocorre por uma mudança na estrutura da córnea, levando a alteração de sua resistência e elasticidade, o que resulta no afinamento da mesma e modificação da sua curvatura normal, tornando-a parecida com um cone, por isso a sua denominação. Ela é a distrofia mais comum da córnea afetando 1 em cada 2mil pessoas. Costuma aparecer mais na adolescência e progride normalmente até 35-40 anos. Além do caratér hereditário outro fator de risco muito importante é o ato de coçar os olhos, o qual deve ser evitado não só pelos pacientes com ceratocone mas por todas as pessoas. O tratamento pode ser realizado de duas formas, visando resultados diferentes:
Ulitizados para regularizar a curvatura corneal nos pacientes com ceratocone em busca de uma melhor visão. Eles não atuam para curar a doença, mas sim para regularizar a superfície da córnea que foi comprometida pelo ceratocone, de forma que o paciente passe a enxergar melhora, seja com o uso de óculos, ou ainda para melhorar a sua adaptação com lentes de contato.
Consiste na aplicação de um laser de ultra violeta tipo A (UV-A – a mesma radiação emitida pelo sol), após ter sido aplicado previamente uma solução de riboflavina (Vitamina B2). Esse procedimento tem como objetivo aumentar a ligação entre as fibras de colágeno corneais, que são as estruturas que dão a sustentação para a córnea, visando impedir que o ceratocone continue progredindo. Esse procedimento visa prevenir que pacientes que possuem ceratocone em progressão evoluam para estágios mais avançados da doença, nos quais o tratamento através do transplante de córnea se faz necessário.
Entre em contato e marque sua consulta através dos nossos números de telefone. Se preferir, envie um email ou preencha o formulário que nós entraremos em contato com você.
(62) 3096-9696
(62) 99346-1044
contato@fabiodaga.com.br